Coluna Vertebral
Hérnia de Disco

Imagem Hérnia de Disco

A hérnia de disco é caracterizada como uma lesão que acontece frequentemente na região lombar. Trata-se da patologia que mais causa dores nas costas, bem como mudanças de sensibilidade na coxa, perna e pés.

“Hérnia” tem o significado de saída através de uma fissura em uma estrutura contida. Para compreender melhor essa patologia, é necessário aprofundar as explicações sobre o disco intervertebral, uma estrutura cartilaginosa e fibrosa, que contém em seu interior um líquido gelatinoso, chamado núcleo pulposo.

O disco intervertebral fica localizado entre uma vértebra e outra da coluna. Quando está desgastado ou fissurado, esse anel fibroso possibilita que o líquido gelatinoso que está em seu centro realize uma expansão ou abaulamento, caracterizada como protusão discal.

Se a lesão no anel fibroso é grande, o líquido do núcleo pode extravasar e causar a redução do volume do disco, para essa condição é dado o nome de hérnia de disco.

Sintomas da hérnia de disco

O principal sintoma da hérnia de disco é a dor localizada nas áreas em que há lesão do disco. O incômodo pode ser irradiado para outras partes do corpo. Por exemplo, quando está localizada na coluna cervical, as dores difundem para regiões superiores dos ombros, braços, mãos e dedos.

Quando a hérnia de disco é lombar, as dores são irradiadas para as pernas e pés. Nesse caso, o paciente pode sentir formigamento, ardência, dormência e dores na parte interna da coxa.

Outros sintomas comuns da hérnia de disco incluem dor nas costas há mais de três meses, dor noturna, dor que piora ao ficar em pé, dificuldade para ficar sentado por mais de 10 minutos, redução de força nas pernas, impossibilidade de ficar na ponta dos pés, dificuldade em segurar a urina, problemas de locomoção, redução do rendimento e dores de cabeça.

Diagnóstico e tratamento da hérnia de disco

O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito de maneira clínica, considerando informações relevantes, como o histórico do paciente, características dos sintomas e resultados do exame físico, feito na avaliação.

Geralmente, as regiões mais acometidas pela hérnia de disco são a coluna cervical e lombar. Exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética auxiliam a determinar o tamanho da lesão, além de localizar o local exato em que acontece.

Existem diversas opções de tratamento para a hérnia de disco sem cirurgia. Como a condição possui diversas fases de evolução, quando a coluna não está muito comprometida, podem ser utilizadas técnicas de fisioterapia ou medicamentos prescritos pelo médico.

Nos casos mais graves, em que nenhum procedimento não invasivo tem efeito, a cirurgia de hérnia de disco pode ser necessária para correção do problema.

Sente dores nas costas?

Agende sua consulta com o Dr. Lucas Lelis e tire todas as suas dúvidas.

Outras patologias da Coluna Vertebral

Conheça mais minhas atuações

Dr. Lucas Chaves Lelis
CRM/BA 20304 | RQE 13306

Neurocirurgião com treinamento específico em Cirurgia da Coluna Vertebral.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2008).

Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2016).

Membro da AOSpine desde 2014 e ex-fellow AOSpine (2019) em cirurgia da coluna vertebral no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba/PR).