Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral

Imagem Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral

A cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral inclui diversos procedimentos que têm como objetivo tratar as doenças desta região de uma maneira menos agressiva, trazendo uma recuperação mais rápida ao paciente, bem como um retorno mais rápido às atividades diárias.

Essas técnicas cirúrgicas são utilizadas principalmente no tratamento de doenças degenerativas da coluna, como a hérnia de disco e o bico de papagaio. Condições como fraturas, tumores e deformidades também podem ser tratados pela cirurgia minimamente invasiva de coluna vertebral.

As técnicas utilizadas nas cirurgias minimamente invasivas são muito seguras, portanto, minimizam ao máximo as sequelas.

Dentre as cirurgias minimamente invasivas podemos destacar técnicas conhecidos por siglas como ALIF, OLIF e LLIF (ou XLIF) e as cirurgias endoscópicas.

Cirurgia endoscópica da coluna

A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica minimamente invasiva, realizada por meio de um pequeno sistema tubular ou micro incisões, acompanhado de um endoscópio, que possibilita uma melhor visualização.

Esse tipo de cirurgia preserva a coluna e toda sua mobilidade. A técnica é realizada através de uma micro incisão na pele, na qual é inserida o endoscópio para a cirurgia.

A cirurgia endoscópica da coluna é indicada em diversos casos de doenças compressivas da coluna. Além disso, pode ser usada na realização de biópsias de tumores na coluna, bem como no tratamento cirúrgico de infecções.

Vantagens da cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral

Entre os principais benefícios da cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral, estão um menor tempo de cirurgia, risco reduzido de sangramento ou infecção, em alguns casos não há necessidade de anestesia geral, retorno mais rápido para as atividades diárias, dor diminuída no pós-operatório, uma vez que o corte é menor ou inexistente, bem como a musculatura é mobilizada e separada, diferente das cirurgias convencionais, que são mais brutas.

Sente dores nas costas?

Agende sua consulta com o Dr. Lucas Lelis e tire todas as suas dúvidas.

Outras patologias da Coluna Vertebral

Conheça mais minhas atuações

Dr. Lucas Chaves Lelis
CRM/BA 20304 | RQE 13306

Neurocirurgião com treinamento específico em Cirurgia da Coluna Vertebral.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2008).

Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2016).

Membro da AOSpine desde 2014 e ex-fellow AOSpine (2019) em cirurgia da coluna vertebral no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba/PR).