Coluna Vertebral
Dor no Pescoço (Cervicalgia)
A área cervical tem uma relação direta ou indireta com várias regiões do corpo, como a cabeça, ombro, caixa torácica e lombar. É base de sustentação e aumenta a capacidade dos movimentos de extensão, flexão, rotação e inclinação do crânio na primeira vértebra cervical.
A disposição da região torácica e lombar pode contribuir para o bom ou mau posicionamento da cervical. Além disso, os músculos da cervical têm relação com os pontos de tensão diante de uma situação de estresse
Sintomas da cervicalgia
Pessoas com cervicalgia geralmente apresentam rigidez dos movimentos, além de uma alteração na mobilidade do pescoço e também dor na palpação da musculatura do pescoço, abrangendo a região do ombro e em casos graves irradiando para o membro superior.
Os principais sintomas identificados incluem espasmos musculares na região cervical, redução da amplitude dos movimentos, dor que começa na nuca e irradia, sensação de peso nos ombros, formigamento para braços e ombros, dor de cabeça, sensação de areia entre as vértebras, bem como fraqueza no ombro e braço.
Tratamento e diagnóstico da cervicalgia
Não há critérios diagnósticos definidos para a maioria dos casos de dor cervical. Dessa forma, o médico avalia o paciente por meio dos sintomas, mas pode também analisar as imagens obtidas por meio de exames de imagem.
Antes de estabelecer um tratamento, é importante que o médico realize uma avaliação minuciosa do paciente, com o objetivo de indicar recursos que estejam de acordo com as necessidades de cada pessoa, de maneira individual.
O paciente é classificado em subgrupos de dor cervical e, após isso, as técnicas podem ser selecionadas. Entre as opções, estão a fisioterapia, exercícios para estabilização e medicamentos. Lembrando que é fundamental evitar a automedicação, uma vez que essa prática pode mascarar o problema em vez de resolvê-lo.
A cirurgia para a coluna cervical raramente será indicada, uma vez que os pacientes podem ser tratados com procedimentos clínicos na maioria das vezes.
Sente dores nas costas?
Agende sua consulta com o Dr. Lucas Lelis e tire todas as suas dúvidas.
Outras patologias da Coluna Vertebral
Conheça mais minhas atuações
Dr. Lucas Chaves Lelis
CRM/BA 20304 | RQE 13306
Neurocirurgião com treinamento específico em Cirurgia da Coluna Vertebral.
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2008).
Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2016).
Membro da AOSpine desde 2014 e ex-fellow AOSpine (2019) em cirurgia da coluna vertebral no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba/PR).