Coluna Vertebral
Escoliose do Adolescente
Para dar suporte de peso e proteção adequados, a coluna vertebral é composta por diversas estruturas, como as vértebras, ligamentos, musculatura e discos, que estão dispostos de maneira complexa.
Uma deformidade muito frequente da coluna é a escoliose, que pode acometer pessoas de todas as idades ou sexo. No entanto, é mais comum em adolescentes, em especial as mulheres.
Na escoliose, a coluna adquire um desvio nas curvaturas naturais, que pode causar desequilíbrio funcional. O mais frequente pode ser visto quando o paciente está de frente, notando inclinação da coluna para um dos lados.
Sintomas da escoliose do adolescente
Entre os principais sintomas da escoliose do adolescente, é possível citar:
- Desvio da coluna para um dos lados;
- Afastamento dos braços em relação ao corpo;
- Aumento das costelas ou região lombar;
- Diferença da altura dos ombros, com um deles mais elevados;
- Dor difusa e mecânica, relacionada a esforços. Comumente, surge em fase tardia, quando há alterações na musculatura.
Causas da escoliose do adolescente
Há diversos fatores responsáveis pelo surgimento da escoliose do adolescente, como má formações na gestação, distrofias musculares e também paralisias que propiciam a fraqueza, como a escoliose neuromuscular.
A causa mais comum é a idiopática, ou seja, sem causa aparente, que é frequente quando já existem outros familiares com a doença. Nesse caso, ao detectar qualquer suspeita, é importante buscar o médico para avaliação.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da escoliose é mais comum na pré-adolescência, pois essa é uma fase de crescimento rápido. Para isso, são utilizados exames de imagem, como o raio-x, tomografias e ressonâncias. Também é feita uma análise com o método Cobb, responsável por calcular o grau de deformidade e angulação.
O tratamento da escoliose deve ter o objetivo de impedir o agravamento da doença, minimizar a deformidade e restabelecer o equilíbrio e alinhamento da coluna. Os recursos devem ser empregados individualmente, com resposta variada em relação ao paciente.
Sente dores nas costas?
Agende sua consulta com o Dr. Lucas Lelis e tire todas as suas dúvidas.
Outras patologias da Coluna Vertebral
Conheça mais minhas atuações
Dr. Lucas Chaves Lelis
CRM/BA 20304 | RQE 13306
Neurocirurgião com treinamento específico em Cirurgia da Coluna Vertebral.
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2008).
Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2016).
Membro da AOSpine desde 2014 e ex-fellow AOSpine (2019) em cirurgia da coluna vertebral no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba/PR).