Coluna Vertebral
Dor Lombar (Lombalgia)

Imagem Dor Lombar

A dor lombar, que também é chamada de lombalgia, é uma dor que acontece na região lombar inferior. Há diversos fatores capazes de desencadear a lombalgia, no entanto, a má postura é uma das causas principais.

Os hábitos incorretos na postura durante a realização de atividades diárias, como ao deitar, sentar, andar, seja no trabalho ou lazer, podem trazer diversos malefícios para a coluna. Alguns outros fatores também são apontados como causas da lombalgia, como as inflamações ou infecções, hérnias de disco, artrose, sedentarismo, fatores genéticos, obesidade, envelhecimento ou até mesmo questões emocionais.

A lombalgia pode ser aguda, quando dura cerca de quatro a seis semanas, ou crônica, que pode permanecer uma vida toda, indicando que há uma situação bem mais grave na coluna vertebral.

A questão mais comum é a lombalgia aguda, que piora muito na realização de qualquer movimento errado com o corpo, como carregar peso em excesso ou de maneira incorreta, abaixar o tronco com as pernas esticadas, rotação do corpo com os pés parados em vez de girar o corpo todo, pegar objetos em uma estante alta inclinando o corpo para trás, entre outros.

Já no caso da lombalgia crônica, é bem mais difícil realizar tratamento, devido à instalação dos sintomas. Sendo assim, ao surgir qualquer dor, é importante que a pessoa busque um especialista para avaliação.

Diagnóstico e tratamento da dor lombar

Para diagnosticar a dor lombar, o histórico do problema de dores na coluna possui grande contribuição. Além disso, um exame físico detalhado da postura, movimentos, espasmo muscular, dor e força muscular também é importante.

Existem diversas opções de tratamento para o desconforto lombar, como as técnicas terapêuticas, que visam restabelecer o equilíbrio corporal por meio de manipulações e alongamentos.

Também podem ser indicados medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares, todos com o objetivo de aliviar a dor e melhorar a habilidade funcional do paciente.

A atividade física de baixa intensidade também pode ser aliada no tratamento da lombalgia, desde que não cause dor ao paciente. Essa prática ajuda no fortalecimento dos músculos, além de torná-los mais flexíveis.

Sente dores nas costas?

Agende sua consulta com o Dr. Lucas Lelis e tire todas as suas dúvidas.

Outras patologias da Coluna Vertebral

Conheça mais minhas atuações

Dr. Lucas Chaves Lelis
CRM/BA 20304 | RQE 13306

Neurocirurgião com treinamento específico em Cirurgia da Coluna Vertebral.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2008).

Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2016).

Membro da AOSpine desde 2014 e ex-fellow AOSpine (2019) em cirurgia da coluna vertebral no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba/PR).