Coluna Vertebral
Tumores da Coluna
O câncer e tumor da coluna vertebral ou da medula espinhal costumam ser raros, apresentando como principal sintoma a dor. Em alguns casos, são descobertos depois de um período de tratamento para dores nas costas, portanto, é importante realizar um diagnóstico certeiro desde o início.
Sintoma de um tumor da coluna
O principal sinal que indica um tumor ou câncer de coluna é a dor, que tem piora progressiva ainda que com tratamento, podendo estar associada a sintomas de fadiga e perda de peso.
Em alguns casos, a dor pode estar associada com sintomas neurológicos, como a perda de controle do intestino ou bexiga, bem como a dor que se dissemina pelas pernas. Nessas situações, pode ser necessária uma avaliação mais aprofundada.
Fatores de risco para o tumor de coluna
São fatores de risco para o tumor de coluna o hábito de fumar, dieta pouco saudável, exposição à radiação ou agentes químicos, histórico familiar de câncer e excesso de exposição solar.
Os nódulos ocorrem comumente em diversas partes do corpo, espalhando em seguida para a coluna vertebral depois de um período de crescimento. Como a coluna vertebral possui um rico suprimento sanguíneo, as células cancerosas podem se espalhar rapidamente.
Diagnóstico e tratamento do tumor de coluna
Grande parte dos tumores de coluna vertebral são achados em uma avaliação diagnóstica de rotina da dor nas costas ou pescoço, realizada por meio de um exame físico completo. As radiografias de pescoço e das costas representam o passo inicial de diagnóstico.
Quando há dúvidas que sugerem o câncer como causa de dor nas costas, os médicos podem solicitar uma cintilografia do osso, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Unindo o histórico clínico, avaliações físicas e estudos de imagem apropriados, será possível diagnosticar ou excluir grande parte de tumores da coluna vertebral.
A melhor opção de tratamento é indicada levando em consideração a avaliação do tipo de tumor, envolvimento das vértebras, local acometido e o prognóstico do paciente. Em grande parte das vezes, a decisão é tomada por toda uma equipe de especialistas, como cirurgiões, oncologistas, radiologistas e outros profissionais.
Sente dores nas costas?
Agende sua consulta com o Dr. Lucas Lelis e tire todas as suas dúvidas.
Outras patologias da Coluna Vertebral
Conheça mais minhas atuações
Dr. Lucas Chaves Lelis
CRM/BA 20304 | RQE 13306
Neurocirurgião com treinamento específico em Cirurgia da Coluna Vertebral.
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (2008).
Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2016).
Membro da AOSpine desde 2014 e ex-fellow AOSpine (2019) em cirurgia da coluna vertebral no Hospital Universitário Cajuru (Curitiba/PR).